RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

29 de abr. de 2009

Provérbios 1


1 Provérbios de Salomäo, filho de Davi, rei de Israel;

2 Para se conhecer a sabedoria e a instruçäo;
para se entenderem, as palavras da prudência.

3 Para se receber a instruçäo do entendimento,
a justiça, o juízo e a eqüidade;

4 Para dar aos simples, prudência, e aos moços,
conhecimento e bom siso;

5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento,
e o entendido adquirirá sábios conselhos;

6 Para entender os provérbios e sua interpretaçäo;
as palavras dos sábios e as suas proposiçöes.

7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento;
os loucos desprezam a sabedoria e a instruçäo.

8 Filho meu, ouve a instruçäo de teu pai,
e näo deixes o ensinamento de tua mäe,

9 Porque seräo como diadema gracioso em tua cabeça,
e colares ao teu pescoço.

10 Filho meu, se os pecadores procuram
te atrair com agrados, näo aceites.

11 Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue;
embosquemos o inocente sem motivo;

12 Traguemo-los vivos, como a sepultura;
e inteiros, como os que descem à cova;

13 Acharemos toda sorte de bens preciosos;
encheremos as nossas casas de despojos;

14 Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa!

15 Filho meu, näo te ponhas a caminho com eles;
desvia o teu pé das suas veredas;

16 Porque os seus pés correm para o mal,
e se apressam a derramar sangue.

17 Na verdade é inútil estender-se a
rede ante os olhos de qualquer ave.

18 No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue;
e espreitam suas próprias vidas.

19 Säo assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça:
ela pöe a perder a alma dos que a possuem.

20 A sabedoria clama lá fora;
pelas ruas levanta a sua voz.

21 Nas esquinas movimentadas ela brada;
nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

22 Até quando, ó simples, amareis a simplicidade?
E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós
insensatos, odiareis o conhecimento?

23 Atentai para a minha repreensäo;
pois eis que vos derramarei
abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes;
e estendi a minha mäo e näo houve quem desse atençäo,

25 Antes rejeitastes todo o meu conselho,
e näo quisestes a minha repreensäo,

26 Também de minha parte eu me rirei na vossa
perdiçäo e zombarei, em vindo o vosso temor.

27 Vindo o vosso temor como a assolaçäo, e vindo a vossa perdiçäo
como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.

28 Entäo clamaräo a mim, mas eu näo responderei;
de madrugada me buscaräo, porém näo me acharäo.

29 Porquanto odiaram o conhecimento; e
näo preferiram o temor do SENHOR:

30 Näo aceitaram o meu conselho, e
desprezaram toda a minha repreensäo.

31 Portanto comeräo do fruto do seu caminho, e
fartar-se-äo dos seus próprios conselhos.

32 Porque o erro dos simples os matará, e o desvario
dos insensatos os destruirá.

33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança,
e estará livre do temor do mal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios