RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

26 de abr. de 2009

Estou de Passagem

Por Dijanira Silva

Quando nascemos, entramos nesse surpreendente "trem"...

Há algum tempo, li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma comparação, por sinal, muito interessante, quando bem interpretada. Cheia de embarques e desembarques, chegadas e partidas, constantes surpresas, conquistas e perdas, altos e baixos, abraços, lágrimas e sorrisos... Assim é a viagem da vida.

Segundo descreve o autor, quando nascemos, entramos nesse surpreendente "trem" e nos deparamos com algumas pessoas, que julgamos estarem sempre conosco durante a viagem: nossos pais. Mas, infelizmente, isso não é real, pois em alguma estação, eles desembarcam e precisamos seguir, mesmo sem eles. Afinal, a viagem, para nós, ainda continua.

Para nossa felicidade, durante o percurso, algumas pessoas, que se tornarão muito importantes em nossa vida, embarcam no mesmo "trem". São os irmãos, os amigos, os colegas, e os amores inesquecíveis que a viagem da vida nos dá de presente! Alguns embarcam apenas a passeio, visto que não se comprometem com os "encargos" próprios da viagem, não se arriscam a visitar o vagão da frente nem o detrás, nem sequer "puxam uma prosa" agradável com o passageiro ao lado. Outros fazem da "viagem" uma oportunidade para servir e constantemente estão circulando entre um vagão e outro, procurando alegrar o ambiente com uma palavra amiga, um sorriso, um incentivo, um abraço, ou até mesmo chamando a atenção para a beleza da paisagem lá fora, ajudando assim, a tornar o trajeto mais leve, mais feliz.

Interessante é constatar que alguns passageiros, que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em "vagões" diferentes dos nossos e, conseqüentemente, somos obrigados a fazer esse caminho separado deles, o que nos custa muito, mas não nos impede, é claro, de que possamos ir encontro deles uma vez ou outra. Mesmo que não consigamos sentar ao lado deles, pois nosso "vagão" é outro, não importa...A alegria de encontrar quem amamos sempre supera o esforço da busca.

E a "viagem" segue em frente, sempre em frente, sem trégua. O jeito é fazermos tudo o que pudermos para que ela se torne o mais agradável possível. Tentar nos relacionar bem com os demais passageiros, procurando descobrir o que cada um tem de melhor, é, sem dúvida, um grande passo. É preciso lembrar ainda que, a qualquer momento, algum dos companheiros poderá fraquejar ou até passar mal e precisaremos entender, esperar, e ajudar. Provavelmente, também fraquejaremos um dia, e uma vez que cuidamos dos outros, haverá alguém que cuidará de nós com carinho e atenção. Também durante o "percurso" vale a máxima: "Colhemos o que plantamos".

Mas, afinal, para onde estamos indo, onde fica a "estação derradeira"?
Pela fé, creio que existe uma nobre e segura "estação" à minha espera. A Palavra de Deus nos fala sobre este lugar quando afirma: "(...) E Deus mesmo estará com eles. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição." (Ap 21, 3-4). Viajo impulsionada pela esperança da chegada definitiva a esta "terra prometida".

Sei que lá vou contemplar a chegada dos que, um dia, por providência divina, viajaram no mesmo "trem" que eu ou ainda serei recebida pelos que desembarcarem antes que eu. O certo é que haverá o reencontro e, nesse dia, estaremos todos em festa.

Espero que tenhamos cumprido nossa missão e, enfim, possamos usufruir das promessas que o Senhor nos faz enquanto "viajamos".

Seja bem-vindo ao "meu trem" e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios