RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

6 de fev. de 2010

A Diferença entre o Tolo e o Sábio



“O caminho do tolo é reto aos seus olhos, 
mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio”.
(Provérbios 12.15)


Uma pergunta é importante fazer: será que existem tolos na família de Deus? Verdadeiro paradoxo, não é verdade? Mas a resposta é sim! 

Dentre os chamados para serem sábios, há muitos que preferem caminhar no erro a obedecer ao Senhor. Não deveria ser assim, pois foram chamados das trevas – região espiritual onde o diabo domina – para a maravilhosa luz, onde o Senhor cumpre Sua vontade (1 Pedro 2.9). Ademais, ser sábio em qualquer setor da vida é infinitamente melhor do que ser tolo e, em se tratando de assuntos espirituais, é mais vantajoso viver no Reino onde não há erro nem operação do mal.

Como se descobre um tolo espiritual? Ele não se interessa por conhecer o Senhor. Se a reunião é de ensinamento, ele dá uma desculpa e não aparece; se uma tentação surge, ele se deixa levar por ela, e lá vai o “santo” para o “chiqueiro” do pecado. Ele nunca ora, não participa das batalhas espirituais que a Igreja trava, vive como se fosse do mundo e o seu prazer está nas coisas da carne.

O tolo vê defeito em tudo, menos em suas ações. Além disso, não pensa, nem por um segundo, que a maneira como vive mostra por que o Senhor não opera em sua vida. Esse indivíduo condena os que caíram em transgressão, mas acha que seu caso é diferente. Para o tolo, todos serão condenados se errarem, mas ele será justificado. Ele aceita a mentira do diabo de que Deus entende a sua necessidade.

Em Sua paciência e Seu amor, o Senhor aconselha todos os Seus filhos a não trilharem o caminho da tolice, o qual é vasto e compõe-se de tudo o que o homem cria para trazer felicidade e entretenimento para a sociedade. O tolo tem prazer em pagar um preço caríssimo para assistir a uma peça teatral, mas não tem satisfação em gastar a mesma quantia para comprar Bíblias e livros, e ofertá-los aos necessitados para que conheçam a Verdade. Não se importa em gastar com futilidades, mas nunca investe na obra de Deus.
O que faz uma pessoa ser sábia é o fato de dar ouvidos ao conselho do Altíssimo. 

Agindo assim, ela tem prazer em dizer não ao pecado e às ofertas tentadoras do inimigo, de ser sóbria e nunca se envolver em falcatruas. Quem toma esse tipo de decisão jamais se arrepende de não se ter comprometido com o engano.

Se o prezado irmão já se deu ao erro, seja ele qual for, arrependa-se agora e decida caminhar com a verdade!

A provação vem sobre todos, mas apenas sofrerá prejuízo a pessoa que não tem respeito pela Palavra de Deus. Aquele que A observa em todas as suas decisões, não se dobrando diante de nenhuma proposta imoral, há de ser recompensado.
 
Em Cristo, com amor,
 

O que usa de engano não ficará dentro da minha casa;
o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.  

(Salmo 101:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios