RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

25 de jul. de 2009

Personalidade Forte

A palavra personalidade vem do latim persona (Pronuncia-se /personal/), “pessoa”, a qual, por sua vez, é formado de per, “através de” e sonare (Pronuncia-se /sonare/), “soar”, de modo que “persona” era a máscara que os atores usavam para ampliar a voz de modo que ficasse audível na platéia. Persona adquiriu, então, a idéia de aumentar as características de e, assim, a personalidade é uma qualidade ou conjunto de qualidades que se destacam, de modo positivo ou negativo.

O fato é que, a frase "Tenho a Personalidade Forte" é muito usada para desculpar atitudes que perturbam a ordem. E, quantos de nós também já usamos o mesmo argumento para camuflar grosserias, impaciência, intolerância, medos, rejeições, frustrações, perdas, etc.?

No entanto, agredir pessoas verbalmente, passar por cima delas, interferir sem limites, julgar e condenar, apontar o dedo para outro, deixar o sangue ferver e tomar conta da situação, dar opiniões fortes em qualquer momento que quiser, tudo isso não significa personalidade forte e sim falta de domínio próprio e mansidão.

Numa linguagem bem simples, personalidade é um conjunto de características da emoção e da mente que nos personaliza. E cada um de nós usa essas características para enfrentar a vida. Mas nunca elas devem desrespeitar o próximo ou serem usadas como escudo para escondermos nossas fraquezas.

O cristão, principalmente, tem essa orientação da própria Bíblia, em vários textos, como por exemplo: “... deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. As coisas que a natureza produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Os que fazem isso não receberão o Reino de Deus. Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio”. Gálatas 5:16, 19-22.

Nossa personalidade pode abençoar vidas e também pode nos ajudar a ir longe, desde que saibamos usá-la de acordo com a mansidão e o domínio próprio que o Espírito Santo produz em nós.

Se escolhemos Jesus como nosso Salvador e Senhor, então, devemos nos esforçar para seguir seus ensinos. Não é fácil ser moldado por Deus, principalmente quando se trata de não ser dominado pela natureza humana. Mas Ele pode fazer isso, se você deixar e se esforçar. Use sua personalidade forte para ajudar, alertar, falar a verdade, corrigir e lutar pelos seus sonhos, mas sempre dentro do momento e do jeito que o Espírito conduzir. A coragem de encarar realmente a verdade, as fraquezas, os limites e a ousadia de querer mudanças, isso sim é característica de personalidade forte.

Que tal começar a usar isso a favor do seu desenvolvimento pessoal para abençoar as pessoas que te cercam e agradar mais a Deus?

Pense nisso!
Deus abençoe grandemente.

André e Simone Calamita

http://empreendedoresinspiracao.blogspot.com
http://calamita.wordpress.com
http://www.ganharonline.com/andreesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios