RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

27 de mai. de 2009

4º Princípio para se Tornar um Empreendedor de Cristo


“PLANEJE, PLANEJE, MAS DEIXE DEUS DIRIGIR SEUS PASSOS”



Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!”
(Lucas 14:28-30 NTLH)


“Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?”
(Lucas 14:31 RC)

Quando Deus deu as orientações para Moisés construir o tabernáculo, Ele o fez com riqueza de detalhes.

Também no projeto do templo que Salomão construiu para Ele, Deus especificou todas as medidas, materiais e detalhes de acabamento.

Quando criou o homem, Ele o fez à sua imagem e semelhança. O Deus trino, “Pai, Filho e Espírito Santo”, planejou minuciosamente a obra prima da criação, e somente depois colocou o projeto em execução.

Cremos em um Deus que planeja tudo “nos mínimos detalhes”, antes de colocar seus projetos em execução. E é a esse Deus que servimos.Será correto, então, agirmos freqüentemente por impulso, sem planejarmos e consultarmos a Deus?

O brasileiro está entre os povos mais empreendedores do mundo. Mas será que de fato somos bons empreendedores, ou somente “fazedores”?

Dados do SEBRAE referentes às micro e pequenas empresas indicam: 30% fecham no primeiro ano de funcionamento. 56% fecham com até 5 (cinco) anos de funcionamento.

Quanto tempo é desperdiçado, quanto dinheiro é perdido, quantos relacionamentos são rompidos, por falta de planejamento! E o pior de tudo é que, no final das contas, comumente culpamos a Deus pelo nosso fracasso.

Quais são os problemas mais comuns que levam um negócio à falência?
  • Falta de vocação do empreendedor. Escolha do(s) sócio(s) errado(s).
  • Falta de análise prévia dos prós e contras do empreendimento.
  • Falta de conhecimento do mercado e/ou dos clientes.
  • Falta de valorização do “ser humano” – colaboradores.
  • Falta de colaboradores eficientes. Falta de atualização profissional.
  • Falta de ousadia e/ou inovação. Má gestão financeira do negócio.
  • Desconhecimento dos aspectos legais do negócio.
  • Falta de comunicação eficaz no ambiente empresarial.
  • Auto-suficiência: achar que não precisa de bons conselheiros, nem da orientação de Deus na gestão do seu negócio.

Na gestão empresarial é válido que o empreendedor, além do seu plano principal “A”, tenha outros planos alternativos, por exemplo, “B” e “C”. Isso é importante para o caso de uma eventual necessidade de mudança de curso na condução do negócio.Não sou contra essa conduta, pois se fosse não estaria escrevendo este artigo. Como diz o ditado popular, “prudência e caldo de galinha nunca são demais”. Mas quero alertá-lo para o fato de que o plano que irá garantir-lhe a prosperidade financeira e, o mais importante, “a realização pessoal”, é o plano “D” – de DEUS – para o seu negócio.

Embora o planejamento seja imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento, temos de dar liberdade ao Espírito Santo para transformar os nossos planos no plano de Deus: “PLANO D”.

"Ouçam o que digo pois quero corrigir seus erros! Derramarei o Meu espírito sobre vocês e lhes mostrarei Meu plano para suas vidas." (Pv 1:23 BV)

Para encerrar, faço agora um desafio: Dentre os problemas citados que levam um negócio a falir, examine se você e/ou sua empresa se enquadram em algum deles. Após identificar o(s) problema(s), coloque sua vida e sua empresa diante do Senhor Jesus e faça a seguinte oração:

Senhor, venho em nome de Jesus te pedir que me conceda a capacidade para planejar e organizar minha empresa. Dá-me capacidade para resolver (cite nominalmente os problemas que você identificou). Está escrito em 1º Crônicas 29:12 que “Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa”. (NTLH)

Pelo poder do nome de Jesus, eu profetizo que a minha empresa, a (cite o nome da sua empresa), seja próspera, pois é o Senhor que me faz prosperar. Amém!

Deus com certeza irá dar-lhe o entendimento de que precisa para tomar as atitudes corretas, e colocará as pessoas certas no seu caminho para auxiliá-lo e abençoá-lo.

Fonte: Empreendedores de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios