RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

2 de mai. de 2009

O Que Fazer em Tempos de Crise?

“Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva” (Sl 138.7).

George Willians disse: “Numa crise é impossível obter energia espiritual dos outros. Armazene antecipadamente a sua própria energia”. Isto é: todos devem estar preparados para as eventuais crises. Paulo disse que todos aqueles que quiserem “viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12). Este é um assunto para ser visto com muita seriedade. A Bíblia manda: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Ef 6.13). Eis a seguir cinco atitudes que o cristão deve ter em momentos de crise:

OLHE NA DIREÇÃO DE DEUS. É preciso nos certificarmos de nosso relacionamento com Deus. Quando o profeta Amós viu o dia do Juízo se aproximando para Israel, ele avisou o povo: “Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus” (Am 4.12). A expressão “estar preparado” deve ser uma expressão chave para todos nós.

CAMINHE COM DEUS. Temos que aprender a caminhar com Deus em nosso dia a dia. Abraão caminhou com Deus e foi chamado seu amigo (Is 41.8 e Tg 2.23). Caminhe com Deus como fez Noé na crise do dilúvio; caminhe com Deus como fez Moisés na solidão do deserto. Não podemos nos esquecer que Deus é maior que as nossas crises.

NÃO ESQUEÇA A PALAVRA. Precisamos nos fortalecer com a Palavra de Deus. Memorizar as Escrituras é importante para os momentos de nossas crises. Diz Paulo: “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça... Tome a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.14-17). Para chegar a isso é preciso lê-la, assimilá-la, alimentar-se dela.

EXERCITE A ORAÇÃO. Precisamos fortificar-nos com a oração. A Bíblia referindo-se ao “dia mau”, diz: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6.18). Jesus nos ensinou que devemos “orar sempre e nunca desanimar” (Lc 18.1).

PRATIQUE A PRESENÇA DE CRISTO. Precisamos fortificar-nos pela percepção da presença de Cristo em nós. Spurgean disse, certa vez, “nunca passei mais de quinze minutos da minha vida sem sentir a presença de Cristo”. O Evangelho de Mateus termina com estas palavras imortais de Jesus: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20).

É assim que devemos nos preparar para o que quer que nos espere nas épocas críticas de provação que estão por vir. Quando chegar o “dia mau”, não poderemos depender das circunstâncias que nos cercam, mas dos recursos que armazenamos dentro de nós. E esses recursos não são nossos, mas de Deus. Diz Paulo: “Mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).


Por João Arantes Costa - Pastor da ICE - Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos, onde fomos membros enquanto lá morávamos. Um Servo de Deus, amado e íntegro. Como aprendemos com ele! Obrigada Pastor, por tantos ensinamentos. Quanta saudade sentimos do senhor e da Igreja amada. Que Deus continue vos abençoando grandemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios