RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

31 de mai. de 2009

8º Princípio para se Tornar um Empreendedor de Cristo


“PRATIQUE A COMUNICAÇÃO”


“Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim” (Gn 3:8 RA)

Antes da queda, o homem mantinha diálogo, “conversava” com DEUS. Na viração do dia (no frescor da brisa da tarde), DEUS vinha ao Jardim do Éden para falar com o homem. O Senhor tem prazer em se comunicar conosco e em que nós nos comuniquemos com os nossos irmãos.

DEUS diz: invoca-me e te responderei e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes. Quão bom e prazeroso aos meus olhos é que você tenha comunhão com seu irmão.

Deus não nos criou para vivermos isolados. Você, meu irmão, é um ser sociável e as pessoas são um “presente” de DEUS para você.

Um casamento pode sobreviver com uma comunicação pobre?

A expressiva maioria dos divórcios está relacionada a falhas na comunicação.

De maneira análoga, será que uma empresa pode sobreviver com uma comunicação deficiente?

Posso afirmar, por experiência própria, que uma empresa pode sobreviver a: crises de mercado, concorrência desleal, dificuldades financeiras... Entretanto, ela não pode sobreviver por muito tempo tendo uma comunicação pobre.

Comunicar é algo imprescindível para a “saúde” do seu negócio!

Existem vários aspectos ligados ao negócio que devemos comunicar:
  • A missão e a visão da empresa;
  • Os valores da empresa;
  • As metas e objetivos;
  • Os resultados obtidos...
Comunicar é algo mais do que falar; é falar e ser compreendido. É fazer-se entender.

De modo geral, em nosso ambiente empresarial, não temos dedicado tempo para dialogar, para “comunicar”. Temos focado muito em resultados, porém, estamos esquecendo as pessoas, que são as responsáveis pela obtenção dos resultados, “o sucesso da empresa”. Ou seja, a comunicação é pobre.

Vamos fazer uma pequena reflexão, com base nos últimos noventa dias. Quantas vezes você:

  • Fez um elogio?
  • Recebeu um elogio?
  • Corrigiu de maneira construtiva um colaborador que não tenha tido o desempenho esperado?
  • Conversou com seu colega ou colaborador a respeito da perspectiva dele(a) em relação ao negócio, à “empresa”?
  • Conversou com seu colega ou colaborador a respeito de assuntos não relacionados ao trabalho?
  • Reconheço que fui criado em um ambiente onde conceder elogios não era uma prática comum, quanto mais recebê-los.
Alguns anos atrás, quando era gerente regional de uma empresa multinacional, recebi um telefonema de meu diretor.

O motivo da ligação era que ele estava me concedendo um aumento espontâneo de salário. Mas antes de me dizer isso, ele falou a respeito da minha competência profissional e da minha importância para a empresa.

Eu simplesmente não sabia o que responder... Isso nunca havia acontecido antes comigo, pelo menos não dessa maneira. Pensei: “Será que é comigo mesmo que ele está falando? Será que de fato mereço esse elogio?”

Foram necessários alguns dias para que eu pudesse aceitar aquela palavra de aprovação. O Espírito Santo teve de me convencer e falou em meu coração: “Aceite o elogio, pois você o merece. E continue trabalhando para glorificar o meu nome onde você estiver e aonde eu o enviar.”

Caso você ainda não elogie seus colegas e colaboradores, comece a fazê-lo.

Se no início tiver dificuldades, deixe um pequeno bilhete na mesa dele(a) ou envie-lhe um e-mail. Mas não deixe mais de “aplaudir” alguém, sempre que a atitude ou o desempenho dele(a) for digno de elogio.

Você se interessa de fato com seus colaboradores, ou somente pelos resultados que eles podem lhe trazer...?

Sabe e conhece quais são suas limitações e seus pontos fortes?

Conhece pelo menos um pouco da história familiar dos seus colaboradores:
  • Qual a sua origem?
  • Ele(a) é casado(a)?
  • Tem filhos?
  • Tem pais?...
Você conhece os sonhos dos seus colaboradores?

Invista em uma conversa informal com seu colaborador. Valorize os sonhos dele(a) e procure contribuir de alguma forma para a realização desses anseios, sempre que for possível e justificável.

E não se esqueça de que “Perguntas Inteligentes forçam Respostas Objetivas”.

“Se você quer ter uma Resposta Objetiva, faça uma Pergunta Inteligente”.

Hoje os produtos e serviços são cada vez mais parecidos. O grande diferencial está nas pessoas que fazem parte da empresa. Você irá vencer com aqueles que participam do seu time “empresa”.

Como sua empresa irá prosperar com uma comunicação pobre?

Deus, em sua sabedoria, deu ao homem dois ouvidos e somente uma boca.

“Queridos irmãos, nunca se esqueçam de que o melhor é ouvir muito, falar pouco e não nos irarmos” (Tg 1:19 BV).

A comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, você tem de falar, mas também tem de saber ouvir.

”OS MELHORES LÍDERES SÃO AQUELES QUE SABEM OUVIR”.

Por que os líderes que ouvem são mais eficazes?
  • Entendem as pessoas antes de começar a liderá-las;
  • Ouvir é a melhor maneira de aprender;
  • Saber ouvir pode impedir que os problemas cresçam;
  • Saber ouvir estabelece uma relação de confiança;
  • Saber ouvir contribui para o crescimento do negócio.
“UM DOS MAIORES PRESENTES QUE SE PODE DAR A UMA PESSOA É A ATENÇÃO.”

REFLITA SEMPRE ANTES DE FALAR...

“Quem toma cuidado com suas palavras protege sua própria alma, porque quem vive falando tudo que pensa acaba arruinando sua própria vida” (Pv 13:3 BV).

CUIDADO!!!

Com a sua boca, você entregará o domínio de sua vida a Deus ou ao diabo.

Fonte: Empreendedores de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios