RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

29 de mai. de 2009

6º Princípio para se Tornar um Empreendedor de Cristo

BUSQUE CONSELHOS, MAS ASSUMA SEUS ERROS”


“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Pv 11:14 RA)

“Procure bons conselhos e você terá sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos.” (Pv 20:18 NTLH)

“Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.” (Pv 24:6 RC)

Confesso que, quando eu era mais jovem, os versículos acima me deixavam incomodado. Até que, um dia, cheguei diante de Deus e questionei: “Senhor, tua Palavra afirma que na multidão de conselheiros há segurança, há vitória, há sucesso. Mas, no meu modo de entender, na multidão de conselheiros há confusão.

Com muitos conselhos, eu fico confuso e, na maioria das vezes, não sei qual o melhor caminho a seguir.”

Deus tem muitas maneiras de falar conosco. Às vezes, Ele usa as situações do cotidiano “do dia a dia”, para nos dar o entendimento da sua Palavra.

Nessa época, eu era o síndico do condomínio para o qual havia me mudado recentemente. O portão da garagem não era automático e fiquei encarregado de contratar uma empresa para automatizá-lo. Tive muitas dúvidas, pois seria necessário fazer obras civis e serviços de serralheiro, antes de contratar a empresa para instalar o motor de automatização. Mesmo depois de chamar um pedreiro e trocar algumas idéias com o mesmo, eu ainda continuava com várias indagações a respeito do que fazer. Foi então que me lembrei de dois amigos, um serralheiro e outro que já havia trabalhado em uma empresa de instalação de portões. Entrei em contato com eles, relatei-lhes as minhas dúvidas e pedi orientações, “conselhos”. Após reunir a opinião desses amigos e a do pedreiro, retirei o melhor de cada parecer e elaborei um plano de ação para a execução dos serviços. O resultado final foi excelente. O portão funcionou perfeitamente e todas as dificuldades iniciais foram vencidas com a aplicação dos conselhos. Completados os serviços, lembrei-me da oração que tinha feito e disse a Deus:

“Senhor, agora entendi o que tua Palavra diz a respeito de conselhos”.

Quantas escolhas um empresário tem de fazer por dia?

Qual o percentual de acertos de suas escolhas? A quem ele pede conselhos?

Infelizmente, fazemos parte de uma geração que, em sua grande maioria, não valoriza os conselhos e não assume os próprios erros. Mas por que não pedimos conselhos?

1. Não pedimos conselhos porque o nosso “orgulho” não nos deixa reconhecer publicamente nossas limitações. Nossa cultura vê a busca de conselhos como um sinal de fraqueza.

2. Não pedimos conselhos por causa da nossa “teimosia”. “Já tomei minha decisão, e não volto atrás.”

3. Não pedimos conselhos porque não acreditamos ter amigos de verdade, “conselheiros confiáveis”.

4. Não acreditamos, de fato, que “Deus nos ama” e que as instruções contidas em sua Palavra constituem “o melhor” conselho para nossas vidas. Entretanto, seja qual for o motivo para não pedirmos conselhos, a conseqüência de não fazê-lo é inevitável.

“Vocês não deram valor aos Meus conselhos e acharam que Minha repreensão era inútil. Por isso, vocês comerão os frutos amargos de sua desobediência. Já que seus planos foram semear ventos, vocês colherão tempestades.” (Pv 1: 30,31 - BV)

O aprendizado pode ser uma experiência dolorosa ou gratificante. Você aprende com o sofrimento... aprende com as perdas... aprende observando o que aconteceu na vida de outras pessoas... aprende com seus conselheiros... aprende com Deus, “com as instruções das Escrituras”.

A quem devemos pedir conselhos? Ao nosso cônjuge, aos nossos pais, a pessoas experientes e que levam Deus a sério... e principalmente a Deus. De quem devemos evitar o conselho? Do ímpio “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios...” Mesmo pedindo conselhos a outros, não estamos isentos de errar, pois a escolha é uma decisão individual de cada pessoa. E quando errarmos, o que fazer?

Quando Adão pecou, ele tentou se justificar diante de Deus, dizendo: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.” É muito mais fácil colocarmos a culpa no colega de trabalho, no patrão, no funcionário, no fornecedor, no governo...

Se quisermos crescer como líderes, como empreendedores e como servos de Deus, devemos buscar conselhos e assumir os nossos erros. Esqueça-se das coisas que para trás ficam e prossiga em direção ao alvo. Então, chega de desculpas. Conserte com o Senhor, aprenda com seus erros e siga em frente.

“Ela me orienta e me corrige quando estou errado” (Sl 119:24 - BV)

De posse dos conselhos dos homens, ore ao Senhor, o “Maravilhoso Conselheiro” (Is 9:6) e busque sua orientação, antes de tomar a decisão final.

"ASSUMA SEMPRE A POSIÇÃO DE APRENDIZ, E NUNCA SE ESQUEÇA DE QUE “AQUELE QUE APRENDE VAI ENSINAR E AQUELE QUE ENSINA VAI APRENDER”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios