RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

26 de jun. de 2009

Ansiedade e Preocupação


“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade,
porque ele tem cuidado de vós.”


1 Pedro 5:7

No início do semestre geralmente estamos bem tranquilos. Mas a medida que o trabalho, as aulas, as responsabilidades e os problemas vão tomando volume, começamos a ficar preocupados e ansiosos.

A Bíblia orienta sobre isso. O interessante é que são dicas conhecidas, mas não usadas. Um autor muito conhecido no passado, Dale Carnegie, disse o seguinte: “nosso mal não é a ignorância, mas a inércia.”

Vejamos o que aprendemos com a Palavra de Deus e pensemos o que fazer com ela:

Mateus 6:25-34 trata exclusivamente da ansiedade. No texto podemos destacar alguns pontos:

  1. Jesus mostra que somos mais importantes que as aves do céu e os lírios do campo. E se Deus alimenta e veste a natureza irracional sem que falte nada, quanto mais a nós, seres criados à imagem e semelhança Dele – vs.26, 28-30.
  2. Jesus enfatiza que o tempo e os fatos pertencem a Deus. Nada do que façamos poderá acrescentar qualquer tempo à nossa vida e por isso nada podemos fazer para mudar muita coisa - v.27.
  3. Jesus lembra que Deus conhece todas as coisas, inclusive todas as nossas necessidades – v.32.
  4. Jesus dá a “fórmula” para viver sem ansiedade e preocupação: buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça, isto é, procurar agradar a Deus, conhecer e fazer sua vontade, andar bem espiritualmente e todas as coisas que necessitamos serão providenciadas por Ele – v.33.
  5. Jesus encerra o assunto falando claramente: “não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” V.34.

Outro texto que podemos usar para esse assunto é a famosa oração do Pai Nosso, em Mateus 6:9-13. O destaque é no verso 11: “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje”.

O segredo para se viver sem ansiedade e preocupação excessiva é viver um dia de cada vez, buscando em primeiro lugar as coisas de Deus, crendo no cuidado de Deus.

Jesus não ensinou a orar pelo pão de amanhã, nem ensinou a ficar pensando no pão de ontem. Mas pedir o de hoje somente.

Numa vida tão agitada e sem tempo que vivemos hoje, vale a pena experim tar as dicas de Jesus, crendo em seu efeito.

Fonte: Educacional


Deus vos abençoe

Carinhosamente


André e Simone Calamita

http://empreendedoresinspiracao.blogspot.com

http://www.recrutafacil.com/andreesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios