“CUIDE DO MAIOR EMPREENDIMENTO DE DEUS: VOCÊ”
“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele” (1ª Co 6:19-20 NTLH).
DEUS é o maior empreendedor que existe no universo. Ele nos criou e viu que o ser humano era perfeito.
PERTENCEMOS A DEUS, PRIMEIRO, PORQUE ELE NOS CRIOU E DEPOIS PORQUE ELE NOS COMPROU COM O SEU SANGUE PRECIOSO.
Você acha que se não tivesse real valor para DEUS, Ele iria investir o Seu Melhor – CRISTO – para resgatá-lo?
Você tem cuidado do seu corpo como sendo “propriedade exclusiva de DEUS”?
A grande maioria dos cristãos não tem os cuidados necessários com a saúde. Pensamos que, por sermos cristãos, achamo-nos imunes às conseqüências da nossa indisciplina... Você acha que Deus irá preservá-lo, independentemente de você:
1. Beber ou não beber diariamente a quantidade de água que o seu corpo necessita
A água é o nutriente mais importante do corpo e está envolvida em todas as funções do organismo. Um adulto mediano necessita de cerca de dois litros de água por dia.
Seu corpo é composto de aproximadamente 70% de água. Seus músculos são constituídos de cerca de 75% de água. Seus neurônios cerebrais são formados de, mais ou menos, 85% de água. Seu sangue contém em torno de 82% de água. Mesmo seus ossos têm uma composição próxima de 25% de água.
E, apesar de tudo isso, há pessoas que quase não bebem água.
Infelizmente, eu era uma dessas pessoas. Em dezembro de 1999, voltando com minha família da pousada do Rio Quente, GO., onde passáramos alguns dias de férias, fizemos uma parada intermediária na cidade de Araxá – MG. Achava-me totalmente revigorado fisicamente. Aproveitei para tomar um banho nas termas de Araxá. À noite, saímos para comer uma pizza. Chegamos ao hotel e fomos dormir mais cedo, para seguirmos viagem no dia seguinte. Exatamente às 24 horas, comecei a ter uma cólica abdominal, com dores horríveis e vômitos constantes. Foi a pior noite que já passei em toda a minha vida. Somente no dia seguinte às 8 horas foi que tive o diagnóstico: cálculo renal. Foram necessárias várias sessões de ondas de choque para a fragmentação do cálculo e três meses de sofrimento. A partir daí, mudei meus hábitos no que diz respeito à ingestão diária de água.
2. Ter uma alimentação saudável ou não
Em sua despensa ou geladeira, encontram-se alimentos que levam “à vida e à morte”.
Imagine duas prateleiras em sua despensa. Em uma, temos alimentos naturais e na outra, alimentos artificiais.
De que tipo de alimento você tem feito uso regularmente?
Você sabia que os alimentos artificiais um dia já foram alimentos naturais? Entretanto, foram alterados de todo modo imaginável, para que possam durar o máximo que puderem, à temperatura ambiente. E eles são tão viciantes quanto o possível para o consumidor.
Muitas vezes, o cristão pensa que por não fumar e não beber pode comer tudo o que quiser. Contudo, a maior parte das pessoas destrói esse “Templo”, comendo demais e de modo errado. Muitos sobrecarregam sua estrutura com mais peso do que ela pode suportar
Como cristão, você tem liberdade de comer o que quiser. Sua dieta não impedirá que você vá para o céu. Entretanto, se ingerir freqüentemente alimentos não saudáveis, chegará lá muito mais cedo!
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1ª Co 10:31 RA).
3. Descansar o suficiente ou não
Vivemos num mundo em que não há mais diferença entre o dia e a noite. Graças à tecnologia moderna, podemos trabalhar e nos divertir a qualquer hora. Todavia nosso corpo e nossa mente não foram feitos para operar dessa maneira. Muitos acreditam que por viverem em uma sociedade 24 horas, não precisam de descanso. Isso é uma grande cilada do diabo para nossa vida.
Durante uma noite bem dormida seu sistema imunológico é recarregado; os órgãos importantes são restabelecidos; as células velhas são substituídas por novas e sua mente relaxa e ordena os pensamentos, criando um estado mental saudável.
Uma noite bem dormida é grátis. Já aquela em que você não dormiu bem é cara, porque cobra um alto preço de sua saúde. Quando não dormimos o suficiente, acumulamos uma dívida de sono que poderá ser difícil amortizar, se deixarmos que ela cresça muito.
O que acontece quando você não dorme o suficiente? Você compromete seu desempenho no trabalho; arrisca a sua vida e a de outros; fica mais propenso às doenças; prejudica seu casamento...
Algumas evidências indicam que o sono e o descanso inadequados podem encurtar o período de vida de oito a dez anos. Isso significa que você pode levar vantagens sobre o relógio agora, mas, mais tarde, ele levará a melhor.
“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Sl 127:2 RA).
4. Praticar exercícios regularmente ou ter uma vida sedentária
Seu corpo foi “programado” para se mexer. Para um funcionamento perfeito, ele precisa de água, alimento saudável, descanso e também de exercício. Quando você se estaciona em uma cadeira e não pratica atividade física, está acelerando o processo de envelhecimento.
Por incrível que pareça, o exercício físico faz o coração descansar. A razão disso é que o coração de uma pessoa inativa trabalha muito mais que o de uma ativa. O coração de um indivíduo ativo bate de 60 a 70 vezes por minuto. Já o coração de um sedentário bate 80 vezes ou mais por minuto, pois não se acha condicionado e é menos eficiente.
O único momento que seu coração se alimenta de oxigênio é entre um batimento e outro. Quanto maior for a pausa entre eles, mais sangue fluirá pelas artérias coronárias, efetuando a nutrição cardíaca. O exercício regular acaba alargando-as, melhorando o fluxo sanguíneo. À medida que o coração se fortalece, ele bate menos vezes, o que significa que está descansando com mais freqüência.
O exercício físico regular diminui os fatores de risco coronário; ajuda a reduzir a pressão arterial; baixa os níveis de triglicérides do sangue (gorduras) e do colesterol ruim (LDL); aumenta o colesterol bom (HDL); previne coágulos sanguíneos; reduz o estresse; promove perda de peso e reduz o apetite...
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2 RA).
A nossa indisciplina não impedirá que DEUS cumpra os Seus planos. Se não tivermos disciplina e destruirmos a nossa saúde, “corpo”, mesmo assim DEUS realizará o Seu plano. Se não o cumprir em nossa vida, irá fazê-lo na de nosso filho ou neto. Contudo o Seu plano será cumprido.
DIGA NÃO À PROCRASTINAÇÃO!
Não espere o próximo ano ou o surgimento de uma doença grave para ter hábitos saudáveis. Comece hoje mesmo a cuidar do maior empreendimento de DEUS: “Você”.
Somente estando saudável, você poderá cumprir o propósito de DEUS para a sua vida profissional e/ou para o seu negócio.
Fonte: Empreendedores de Cristo
Deus vos abençoe
André e Simone Calamita
http://empreendedoresinspiracao.blogspot.com
http://calamita.wordpress.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi