RSS Feed Siga-me Siga-me

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Js 24.15

24 de fev. de 2009

As Pequenas Raposas


Os Pecados dos Crentes

Os filhos de Deus geralmente não caem nos grandes e bem-conhecidos pecados, mas, segundo a Palavra de Deus, há pecados que elas cometem freqüentemente. Estes pecados, são como pequenas raposas que estragam a uva (nossas vidas), tornando-nos infrutíferos.

Mas quais são estes pecados?

Aqui estão alguns deles.

Saber fazer o bem, mas não fazê-lo (Tiago 4:17). Deus nos manda repetidamente, que devemos fazer bem a todos, principalmente aos domésticos da fé (Gálatas 6:9,10; Tito 2:14; Mateus 25:34,35). O Senhor Jesus foi um exemplo para nós, neste aspecto. Nós lemos em Atos 10:38 que "Ele andou fazendo bem." Quão devagar nós estamos no obedecer deste mandamento!

Não orar pelos próximos (falta de oração). I Samuel 12:23. Nós freqüentemente oramos por nós mesmos, pelos membros de nossa família, pela nossa igreja, mas nos esquecemos de orar para os servos do Senhor, para os missionários, para as doentes, pelos reis e por todos que estão em autoridade, e também para muitos outros (Efésios 6:17,18; I Timóteo 2: 1,2). Este é uma das "pequenas raposas". Nós devemos orar por todos.

O pecado de fazer decisões e seguir o nosso caminho sem fé (Romanos 14:23). Sim, qualquer coisa que não esteja de acordo com a Palavra de Deus, não é de fé (Isaías 8:20). Muitos Cristãos decidem e fazem coisas, sem olhar às Escrituras para conhecer o desejo de Deus. Outros estragam suas vidas, com jugos desiguais ou amizades inconvenientes (II Coríntios 6:14). É uma pena!

O pecado de fazer acepção de pessoas, ou o de agradar aos homens mais de Deus (Tiago 2:1-9; Gálatas 1:10). Este pecado é comum em muitas igrejas. Mais cargos ou posições são dadas aos ricos e educados, do que às pessoas espirituais que não são ricas ou educadas. Tenha cuidado de não fazer acepção de pessoas.

O pecado de não ser generoso com Deus (Malaquias 3:8,10; Lucas 6:38). Este é um fato em que, o povo de Deus não ofertam o suficiente a Deus. No tempo do Velho Testamento os Israelitas davam dízimos e ofertas a Deus. Agora, nós não damos metade disto. Muitos roubam a Deus dizendo, "Nós não estamos no tempo da Lei." Se no Velho Testamento os santos davam dízimos, poderíamos dar menos? Leia Gênesis 14:20; 28:22; Mateus 23:23. Oremos para que o Senhor livra-nos deste pecado e nos ensine a dar assim como Ele nos mandou a dar (II Coríntios 9:6).

Não buscar primeiro o Reino de Deus (Mateus 6:33). Somente temos tempo para as nossas próprias necessidades. Trabalhamos duro para ganharmos mais, algumas vezes deixando de lado as reuniões por isso, mas não temos tempo para o estudo da Palavra de Deus; para orar, para visitar e praticar o evangelho diante os não salvos. Este é um outro pecado que tem arruinado muitas vidas.

O pecado de mentir (Colossenses 3:9). Muitas vezes mentimos sem saber o que fizemos. Nós cantamos com vozes altas, "Mais de Cristo" mas não temos a consagração real. Nós cantamos, "Tudo Entregarei" mas a oportunidade vem para ofertar e damos muito pouco. Nós pregamos mas não vivemos a mesma mensagem. Que aprendemos a sermos fazedores da Palavra (Tiago 1:22).

O pecado de não amarmos os nossos irmãos como o Senhor nos mandou a amar (João 15:12; Tiago 2:8, I João 3:16,18). O Senhor freqüentemente nos disse, "Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós." (João 13:34; 15:12). Muitas vezes amamos apenas de boca, mas não pelas ações. Alguns amam apenas aqueles que os amam ou que estão próximos a eles, mas não têm nenhum amor por aqueles que são diferentes a eles. Que aprendemos a amar nossos irmãos como nos amamos a nós mesmos.

Meu caro irmão, mate estas pequenas raposas, para que elas não façam você infrutífero. Oremos para que o Senhor nos guarde destes pecados, para que possamos viver a glorificar o Salvador Quem nos amou e nos deu a Si mesmo por nós.


Autor: N. Nazarian (Chapel Library)

Tradução: Gustavo Stapait Viana 11/01 - Revisão: Calvin G. Gardner 11/01


17 de fev. de 2009

2º Princípio para se Tornar um Empreendedor de Cristo


"CONHEÇA A SI MESMO"


“Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los”
(Pv 20:5 RA).

Conhecer-se bem exige tempo e esforço; não é algo que possamos conquistar num seminário de fim de semana.

Quantas vezes você já parou diante de um espelho e observou sua fisionomia? Você é capaz de descrever com detalhes a feição do seu rosto? Acredito que a grande maioria teria dificuldades em descrever sua fisionomia.

Se nós temos dificuldades em expressar nosso conhecimento em relação àquilo que é exterior, o que se dirá daquilo que está em nosso interior: valores, sentimentos, intenções do coração?

Na jornada do autoconhecimento, vivenciamos as seguintes situações:

1) O NOSSO FRACASSO NOS LEVA A RECONHECER NOSSAS LIMITAÇÕES

“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119:71 RA).

Quando somos jovens, acreditamos que somos imbatíveis e que nada nos poderá deter na busca de nossos objetivos. Elaboramos os “nossos projetos”; colocamos em execução e, sem qualquer hesitação, afirmamos serem “projetos de Deus”. Quando surgem os fracassos, jogamos a culpa no sócio, no gerente, nos funcionários, no cônjuge. E quando não resta mais ninguém, culpamos o próprio Deus.

Os sonhos despedaçados (fracassos) se tornam uma ferramenta nas mãos de Deus, para mostrar nossas limitações e nossa necessidade de dependermos totalmente Dele.

Reconhecer nossas limitações e nos humilharmos na presença do Pai celeste é o primeiro passo em direção ao autoconhecimento.

2) O NOSSO SUCESSO FAZ AFLORAR QUEM REALMENTE SOMOS

“Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe” (Pv 27:21 RA).

Recentemente presenciei o testemunho do pastor e escritor Rick Warren. Ele relatou que apesar de ter ganhado milhões de dólares com o sucesso de seu livro Uma Vida com Propósitos, continuava vivendo na mesma casa e utilizando um carro “usado”. Ele brincou que poderia ter comprado uma ilha e passar o resto da vida cercado de criados para servi-lo a tempo e a hora, sem necessitar trabalhar mais.

Apesar de todo o sucesso e prestígio adquiridos, ele não perdeu o foco do propósito de Deus para a sua vida e continua se dedicando em tempo integral à obra de Deus. E vai ainda além. Hoje ele destina 90% dos seus ganhos para a obra de Deus e vive com os 10% restantes.

Infelizmente, na grande maioria dos casos de sucesso, o que vemos são os traços negativos do caráter humano se aflorar: orgulho, prepotência, preconceito, etc.

Reconhecer que é pela vontade de Deus que os homens se tornam importantes e recebem força é o segundo passo em direção ao autoconhecimento.

3) NOSSOS SENTIMENTOS ORIENTAM O CURSO DA NOSSA VIDA

“Acima de tudo, meu filho, tome muito cuidado com suas emoções, porque elas afetam toda a sua vida” (Pv 4:23 BV).

É comprovado que várias doenças são conseqüência de sentimentos contidos, como: ódio, mágoa, inveja, ciúme, etc.

Quantas pessoas com grande potencial encontram-se paralisadas porque não puderam se desvencilhar da prisão construída por seus sentimentos negativos.

Existem muitos projetos de Deus para nossas vidas que estão engavetados porque nos falta a coragem de chegarmos diante do Pai com nosso coração aberto e revelarmos nossos sentimentos mais íntimos.

A quem nós estamos tentando enganar? Será que temos a pretensão de achar que podemos esconder de Deus nossos sentimentos? Com quem pensamos que estamos nos relacionando?

Reconhecer que não podemos esconder nossos sentimentos e frustrações do Pai celeste e que Ele tem poder para curar qualquer ferida emocional, por mais profunda que seja, é o terceiro passo em direção ao autoconhecimento.

Concluindo, conhecer a Deus deve ser o principal objetivo da nossa vida. Como conseqüência do caminhar com Deus, nosso autoconhecimento irá desenvolver-se. À medida que caminhamos em direção ao Pai das Luzes, as trevas são reveladas em nossa vida e começamos a nos enxergar como de fato somos. Aí o Espírito Santo passa a ter liberdade para nos transformar “dia a dia” na imagem e semelhança de Jesus Cristo.

“Nós, os cristãos, entretanto, não temos nenhum véu sobre o nosso rosto; podemos ser espelhos que refletem claramente a glória do Senhor. À medida que o Espírito do Senhor trabalha dentro de nós, tornamo-nos mais e mais semelhantes a Ele” (2ª Co 3:18 BV).

Fonte: Empreendedores de Cristo

1º Princípio para se Tornar um Empreendedor de Cristo


"TENHA A PERSPECTIVA DE CRISTO PARA O SEU NEGÓCIO E PROFISSÃO"

Existem famílias formadas por gerações de médicos, advogados, empresários, etc.

O pai olha para o filho ainda bebê e projeta o seu futuro: Esse vai ser um famoso Advogado, Essa vai ser uma grande Médica.

O pai incentiva, orienta, investe na formação do filho, e vê o seu projeto se tornar realidade: o filho está vivendo o sonho do pai.

Alguns vivem os sonhos dos pais, outros buscam viver seus próprios sonhos, mas quem busca viver os sonhos do Pai Celeste para sua vida? Jesus disse: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou”. (Jo 6:38 RA)

Empreender é fazer acontecer é pôr em execução. Fazer acontecer o que, pôr em execução o que?

Os sonhos de Deus para a sua vida!

Antes mesmo que viéssemos a existir Deus já tinha sonhos “projetos” para nossa vida.

Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.(Sl 139:16 RA)

Jesus viveu o maior sonho de Deus: Ele morreu a nossa morte para que pudéssemos viver a sua vida. Ele veio para que tivéssemos vida e vida em abundância, ou seja, a vida do próprio Deus em nós.

Deus também tem sonhos tremendos para cada um de nós.

O empresário sonha ter uma casa de campo. Deus sonha em lhe dar uma mansão nos céus.

O advogado sonha em tornar-se um juiz famoso e bem sucedido financeiramente. Deus sonha em lhe dar um coração quebrantado e contrito e não ter que julgá-lo no dia do juízo final.

O médico sonha em se aposentar e aproveitar seus últimos anos de vida viajando pelo mundo. Deus sonha que cada um dos seus filhos possa ser mais intimo dele, fazer uma viagem ao mais profundo do Seu coração e ouvir dos lábios do Pai: “Esse é o meu filho amado em quem me comprazo”.

O vendedor sonha conquistar muitos clientes. Deus sonha que conquistemos muitas almas para o reino dos céus e que alcancemos um coração sábio .

Nós sonhamos com o reconhecimento do mundo. Deus sonha que possamos reconhecê-lo como único e verdadeiro Deus, e termos a liberdade de entrarmos na sua presença dizendo: “Papai”.

O nosso tempo é curto e temos que decidir: vamos viver os sonhos de nossos pais, os nossos sonhos ou os sonhos de Deus?

Não importa qual sua atividade empresarial ou profissional, Deus o desafia a viver os sonhos dEle para a sua vida. A tornar-se um empreendedor de Cristo!

A trazer a existência os planos dEle para a sua vida!

A escolha é sua: você pode tornar-se um empreendedor de Cristo ou continuar sendo somente um empresário ou profissional cristão.

Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá. (Cl 1:9b NTLH)


Autor: Cláudio Henrique Guisoli

Cláudio H. Guisoli é coordenador do "Ministério Empreendedores de Cristo", membro da Igreja Batista Getsêmani em BH e empresário no setor de elevadores.




7 de fev. de 2009

Como Evangelizar Crianças

Justificar

Aliança Pró Evangelização das Crianças

O CÉU - SÓ HÁ UM CAMINHO

O céu é um lugar maravilhoso? A Bíblia, a Palavra de Deus, diz que lá NUNCA haverá lágrimas, morte, tristeza, choro, dor ou escuridão. O pecado também não poderá entrar ali. O céu é um lugar lindo ? Na Bíblia lemos que a cidade celestial é de ouro puro e brilhante coro o cristal. O Céu é um lugar preparado. A Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, está preparando (construindo ) um lugar para todos aqueles que O aceitam em seus corações - todos aqueles que se tornam membros da família de Deus. Você não gostaria de saber que algum dia irá ao céu viver com o Senhor Jesus para sempre? Deixe-me dizer-lhe como você pode ter a certeza de ir para o céu.

PEQUEI

A Palavra de Deus, a Bíblia, diz que só há uma coisa que nos impede de ir para o céu. Um coração cheio de escuridão do pecado não nos deixa entrar no céu. E todos os pessoas do mundo pecaram. Em Romanos 3: 23 lemos: " Todos pecaram" e em Romanos 3:10, " Não há justo, NEM SEQUER UM ". Justo.
Isso significa aquele que as pessoas não fizeram aquilo que Deus quer que faça. Será que você costuma dizer, fazer e pensar coisas que não agradam a Deus?
Já mentiu, enganou, roubou ou desobedeceu? Isso é pecado! A Palavra de Deus diz : " a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).
A Bíblia diz que nem o pecado e nem o pecador podem entrar no céu. (Apocalipse 21 :27).


DEUS ME AMA

Estou muito feliz que a nossa estória não parou naquele ponto triste. Lemos em João 3: 16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito... " e em Romanos 5: 8 " Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores".
Somente Deus poderia mostrar esse amor.
Costumamos ser gentis com os nossos amigos quando eles são gentis conosco. Mas quando eles não são gentis conosco, achamos muito difícil ser gentil com eles. O mesmo não acontece com Deus. Ele nas amou quando nós ainda não O amávamos, nem pensávamos nEle.
Deus, o Pai, nos amou ao ponto de mandar o Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para morrer por nós.
E o Senhor Jesus, que é Deus o Filho, nos amou a ponto de querer vir a terra para morrer por você e por mim.


CRISTO MORREU POR MIM

Mesmo nos amando, Deus não pode deixar o pecado fazer parte de nossas vidas. A Bíblia diz, em 1 Coríntios 15: 3, "Cristo morreu pelos nossos pecados.. . foi sepultado, e ressuscitou segundo as Escrituras (Bíblia )".
Quando o Senhor Jesus, o Filho de Deus sem pecado, morreu na cruz, morreu em seu e meu lugar.
Ele fez isso por nós, para que nós pudéssemos entrar um dia no céu.
Você crê no que Deus diz na Bíblia? Pode dizer de todo o seu coração: "Se Deus disse, eu creio " ?
Isso é fé - crer na Palavra de Deus.


O MARAVILHOSO PRESENTE DE DEUS

Deus tem um presente para você ! O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz para que você pudesse receber esse pressente.
Você lembra do seu último aniversário? Lembra dos presentes que recebeu? Você pagou pelos presentes? Trabalhou para ganhá-los? É claro que não! Eram presentes!
Deus quer dar a você a vida eterna. Você não pode pagar, nem trabalhar para receber a vida eterna.. Você tem que crer no que Deus diz na Sua Palavra.
Creia que esse maravilhoso presente é para VOCÊ. 'Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus' (Efésios 2: 8).


EU ACEITO O PRESENTE

Há muitas pessoas que crêem que o céu é um lugar maravilhoso... crêem até mesmo que Jesus Cristo morreu na cruz por cousa dos pecados.. . mas não poderão entrar no céu. Sabe porquê? Porque não aceitaram a Cristo como seu Salvador pessoal.
Em Apocalipse 3: 20, lemos: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém (homem, mulher, menino ou menino) ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". O Senhor Jesus está lhe dizendo: "Se você abrir a porta do seu coração, pela fé, isto é, crendo em Mim, dar-lhe-ei esse maravilhoso presente de vida. Este é o presente de Deus - a vida etena!
Você não quer aceitá-LO agora, para que, um dia, possa ir ao belo lugar chamado céu?
Tudo o que você tem a fazer é abrir a porta do seu coração e deixar Jesus entrar.
Vamos abaixar a cabeça e fechar os olhos, enquanto você agradece o Senhor Jesus por ter morrido por você e pelo vida eterna que Ele lhe dá.
(Faça uma oração para ajudar as crianças)


SEGURANÇA

Depois que a criança aceitar a Cristo em seu coração, não se esqueça de lhe mostrar na Bíblia o que Deus diz sobre a salvação.
Pergunte: Agora que você aceitou o Senhor Jesus Cristo em seu coração, terá que morrer pelo seu próprio pecado? Não !
Em ICoríntios 15:3, nós lemos que Cristo morreu pelos nossos pecados.
Será que você preciso ser castigado pelo seu pecado? Não! Por que não? Porque o Senhor Jesus já foi castigado em seu lugar.
E se você pecar novamente? (Leia 1 João 1:9 ). O Senhor Jesus estará SEMPRE ao nosso lado para nos ajudar.
Podemos orar a Ele em qualquer momento. Onde Ele está? (Apocalipse 3: 20). No seu coração. Lemos em Hebreus 13: 5 que Ele jamais nos deixará ou abandonará.
Repita para as crianças, as últimas palavras... "te deixarei, nem te desampararei", usando para cada palavra, um dedo da mão, e fazendo-o repetir algumas vezes. Mas você está vendo que está faLtando uma coisa? O que está faltando? A palavra NÃO. Então Deus nos promete: "NÃO te deixarei, nem te desampararei".
Faça a criança repetir todas as palavras usando os dedos para as cinco últimas e dando bastante ênfase sobre o NÃO.
Insista com ela para que leia a Bíblia, para que ore e para que testemunhe.


Fonte: Texto adaptado
Aliança Pró Evangelização das Crianças
R. Varnhagen, 44 - Térreo
Caixa Postal, 1804 - São Paulo

5 de fev. de 2009

"Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam,
a convicção de fatos que se não vêem".

Hebreus 11:1


Uma das fraquezas da mente que mais acometem-nos é o desânimo. Há pessoas que têm planos, sonhos – muitos dos quais muito bons e nobres – mas que, ao primeiro percalço, simplesmente desistem.

Mas, o que você faz para motivar-se? Fica vendo as últimas tragédias policiais na TV? Lê tudo que é previsão do fim do mundo e comentários da maldade humana? Qual foi o último pensador construtivo que você leu?

A primeira coisa a fazer é livrar-se dos entulhos mentais que abocanham a vontade e a criatividade: ociosidade, preguiça, incredulidade, complexo de inferioridade e pessimismo.

Auto-motivação é essencial para prosseguirmos em nossos objetivos. Você quer ser seu próprio patrão? Parabéns! Mas quais seus recursos e convicções, quando chegarem as exigências que esta nobre aspiração lhe exigirão?

Você quer uma promoção? Ótimo! Mas se seus motivos são meramente o de ostentar poder, status ou mais dinheiro, faltar-lhe-á as armas morais que todo verdadeiro líder deve possuir, quando tiver que enfrentar críticas, invejas e outros obstáculos inerentes à liderança.

Afinal, para onde levarão suas convicções? Se você não as tem, para lugar nenhum, ou melhor, para o fracasso!

Se você crê que pode ser útil à humanidade, que Deus lhe fez especial e único, que pode contribuir com seus semelhantes, então reflita:

1. O único derrotado é aquele que desistiu de lutar.

2. Motivação não se acha, se faz.

3. Por mais limitados que sejamos, precisamos da convicção de que fazemos diferença, para melhor, neste mundo.

4. Para alcançar grandes sonhos, não podemos dispensar as forças do amor, da fé, da esperança – e juntarmos a elas a perseverança e diligência contínuas.

5. Não é só no trabalho profissional que encontramos grandes possibilidades de realizações. Seja voluntário em uma causa nobre, você certamente encontrará novos desafios!

6. Pare de ler mediocridades e concentre-se em absorver os pensamentos daqueles que mudaram (para melhor), o mundo. Recomendamos os ensinos de Jesus, extraídos da Bíblia.


Grande abraço inspirado e muita paz!
Deus vos abençoe...sempre!

3 de fev. de 2009

Barbeiros Não Existem


Era uma vez um homem que foi ao barbeiro. Enquanto tinha seus cabelos cortados, conversava com o barbeiro. Falava da vida e de Deus.
Daí a pouco, o barbeiro, incrédulo, não agüentou e falou:

- Deixa disso, meu caro, Deus não existe!
- Por quê? - perguntou o homem.
- Ora, se Deus existisse não haveria tantos doentes, mendigos, pobres, etc... Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar!
- Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é?

- Sim, Claro!

Pois bem, o freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou imediatamente um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço. Não agüentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro:

- Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros!
- Como?!
- Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!
- Ora, existem tais pessoas porque evidentemente não vêm a mim; não vão ao barbeiro. Eu não tenho culpa...
- Agora você me respondeu porque existe tanta
tristeza em torno de nós...

 
2009 Template Femina | Templates e Acessórios